top of page

À (minha) Criança Interior!...


E por isso, o que me trouxe aqui hoje foi precisamente a vontade ou o apelo que senti para ter uma conversa (mais uma!) com a minha criança interior... e uma vez mais, como tantas outras, parar um pouco, silenciar dentro de mim e perguntar-lhe "olhos nos olhos"..."


Já referi mais do que uma vez, noutras ocasiões e datas específicas, que "não vou lá muito à bola" com os dias "disto e daquilo"... mas a verdade é que acabo sempre por me sentir impelida a expressar algo, coisa que até nem tenho feito muito por aqui ultimamente!... Hoje é o dia 1 de Junho, que se convencionou como sendo o “Dia Mundial da Criança" e, regra geral, nesta data pensamos e dirigimo-nos às crianças de "palmo e meio", às quais eu também, já agora, desejo um dia muito especial e feliz!... mas que seja apenas mais um de entre muitos no seu dia-a-dia de "crianças de palmo e meio"! Que continuem a crescer como lindas e viçosas sementinhas de um futuro de Amor, Liberdade e Harmonia!...


Mas hoje o que me trouxe aqui foi a vontade ou o apelo de me dirigir a essa outra criança que todos temos dentro de nós!... e que tantas e tantas vezes está esquecida, negligenciada, abandonada e maltratada!...


Fala-se muito (e ainda bem!...) dos maus tratos e da negligência e abusos de toda a espécie que muitas das "nossas" crianças de "palmo e meio" ainda sofrem e experienciam, de formas às vezes tão cruéis e tão desconcertantes para esses pequeninos seres, principalmente quando eles acontecem nos seus próprios lares...; quando os cuidadores, consciente ou inconscientemente, se transformam em agressores!... Todos sabemos que isto é real e, de alguma forma, em princípio, "todos" nos sentimos tocados por estas "realidades"!... E ainda bem que assim é!... Mas quantas vezes nos lembramos de ter o mesmo tipo de consciência, de atenção e de cuidado relativamente à nossa própria criança interior?!...; Quantas vezes paramos para perceber ou tomar consciência do quanto nos tornamos o seu agressor, quando devíamos ser o seu principal cuidador?!... A sua principal fonte de sustentação, apoio, equilíbrio, segurança, confiança, carinho e amor?!?... E hipnotizados ou anestesiados pela nossa própria inconsciência, seguimos pela vida, continuando a agir, pensar e/ou sentir como a "criança ferida" e vitimizada que mantemos encarcerada dentro de nós, sem mesmo darmos conta! Afinal de contas, continua a ser mais fácil e imediato encontrar bodes expiatórios fora de nós para culpar ou responsabilizar pelas nossas dores e desamores!...


Como eu sempre gosto de referir nestes textos que escrevo e partilho, não estou a "cantar de galo" ou a "armar-me aos cucos"! (já que estou numa de metáforas do reino animal!)... 😊😉 Bem, pelo contrário!... Falo na qualidade de alguém que é quase "doutorada" na arte de bem se vitimizar e negligenciar!... 🙄😐😉

Mas falo também na qualidade de alguém que já vai tendo consciência disso e que já escolheu há muito tempo assumir a responsabilidade pelos seus próprios processos internos!.... apesar das "escorregadelas" ocasionais que ainda possam acontecer ao longo do percurso, como humana que sou!...


E por isso, o que me trouxe aqui hoje foi precisamente a vontade ou o apelo que senti para ter uma conversa (mais uma!) com a minha criança interior... e uma vez mais, como tantas outras, parar um pouco, silenciar dentro de mim e perguntar-lhe "olhos nos olhos":


"Querida criança, onde foi que me voltei a esquecer de ti?...; Onde e quando foi que deixei de te voltar a ouvir?... de te sorrir e de te permitir sorrir de volta?... de te falar?... de te nutrir?... de te cuidar, acolher e amar?... há quanto tempo te tenho impedido de Seres quem ÉS e de te expressares com todas as tuas cores e toda a tua magia e encantamento tão puro e genuíno?... há quanto tempo me tenho "esquecido de me lembrar" que TU ÉS muito mais do que o espelho te mostra?!...; onde e quando foi que voltei a permitir que as dores de um passado que nunca te definiu na tua essência (apenas te deu essa ilusão!), voltassem a gritar mais alto (ainda que com gritos mudos que nem eu fui capaz de "ouvir") do que a gratidão, a paz e a alegria do presente?!... que como a própria palavra indica, é isso mesmo: um PRESENTE!... Uma dádiva!...

Deixa-me que te pergunte hoje, uma vez mais, querida criança: quais são os teus sonhos e aspirações mais genuínos e profundos?... O que tanto anseias expressar, manifestar, experienciar?... Mostra-me, querida criança, todas as tuas cores!...


Quando comecei a escrever este texto era com a intenção de ser apenas para mim, uma conversa "de mim para mim", nestes tempos intensos de morte e renascimento que tenho estado a viver, como muitos de vocês aí, seguramente!... Mas à medida que a escrita ia fluindo fui sentindo que não estava a escrever só para mim, e senti o apelo de o partilhar aqui!... Confesso que dar esse passo de me expor aqui, hoje, não foi de ânimo leve.... precisei de sair da minha zona de conforto, da minha "caverna de (falsa) segurança"!...

.... e, honestamente, estou feliz e grata por tê-lo feito!... Por ter decidido hoje nesta data afinal tão simbólica, dar mais um pontapé no medo... e mesmo com medo... avançar!...


"E assim, querida criança, quero poder continuar a fazer esta caminhada contigo!... Já percorremos um longo caminho de alquimia e transformação!... Sigamos juntas de mãos dadas!.... Permite-me que eu seja o veículo que tu precisas para te expressares!... e eu permito-me abrir-me a te deixar SER o que queres e precisas de SER!...

Quanto aos medos, dúvidas, resistências e inseguranças... vamos fazer o que temos feito tantas e tantas e tantas vezes... reconhecê-los, aceitá-los, acolhê-los com carinho e gratidão e dizer-lhes que já cumpriram o seu papel!...

.

Por muito afastada de Ti que eu tenha estado tantas e tantas vezes.... bem lá no fundo, eu conheço-te bem!... E sei o quão alto e longe podemos voar!... ou talvez até nem saiba ainda inteiramente!.... mas tanto melhor!... Estou pronta para que me mostres e me surpreendas para além dos meus sonhos mais audazes e incríveis!!!...


Voemos, então, linda criança!... Com os "pés no chão"... mas com o alcance "nas alturas!"... Topas?!!!..." 🥰💛💚💙🥰



E hoje sinto poder dizer de forma quase literal: Muito grata, querida criança, por me permitires, uma e outra e mais outra vez:


D`AR-TE À LUZ!...

Um Abraço e até já! 😉 🥰 💛






39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page