top of page

As Criaturas que Riem!... e Brilham por si só!...

Hoje estou consciente de todo um caminho que já fui percorrendo (....) e quero, DE CORAÇÃO, e no máximo da minha VULNERABILIDADE, honrar, celebrar, agradecer e acarinhar com muito Amor e Gratidão, o SER que existe em mim, o SER que EU SOU e que não me deixa esquecer, nem mesmo quando a dor aperta, mais uma e outra vez, de cuidar do que verdadeiramente importa!..."  



"Há muito, muito, muito, muiiiiito tempo atrás....bom, não tanto assim!!....

...num Reino mais ou menos longínquo e distante...

...rico em cores, sabores e aromas...

...numa bela manhã...ou tarde...ou noite...não sei!!!!....

..."aterrou" neste lindo e verde Planeta uma estranh...quer dizer, uma bela criatura cheia de brilho e encanto!...

A partir desse dia o mundo não mais seria o mesmo local sossegado, tranquilo e silencioso....ups, quer dizer....o mundo não mais seria o mesmo local enfadonho, triste e sisudo!!! (Assim é que é!!!!)…

....a acuidade auditiva dos seus habitantes não mais seria a mesma...tais eram os sons que a dita criatura emitia....

...trespassavam barreiras, diluíam fronteiras, aproximavam céus e terras, uniam todas as dimensões e reinos....visíveis e invisíveis!!!....

Trazia no alto da sua cabeça uma caixinha de pós mágicos e dourados que espalhava pelas restantes criaturas e caminhos por onde passava...especialmente quando emitia os seus sons tão únicos e especiais!!...

Ninguém sabia o que aquilo era!!!....nunca tinham ouvido tal coisa!!!...e ainda por cima, a cada som emitido, os olhos enchiam-se de brilho, os lábios abriam até às orelhas, podia sentir-se um suave calorzinho saído bem do meio do seu coração!!!!....

Todos achavam que vinha de um planeta distante e muiiito, muiiiiito estranho....afinal por ali todos andavam sempre de boca bem fechada, olhos bem sérios e estáticos...

....mas não conseguiam resistir a tamanho encanto.....e aos poucos começaram a descobrir que também tinham lábios de abrir, olhos de "rasgar" e sons para emitir...cheios de cores e calores!!!...

E foi assim que aprenderam a RIR!!!!!.....e chorar por mais!!!!

AH AH AH AH EH EH EH EH IH IH IH IH OH OH OH OH UH UH UH"


Pois é, conheço uma “criatura” assim, “sem tirar nem pôr”…e estas palavras, na verdade, foram-lhe dirigidas na ocasião do seu último aniversário (último… quer dizer…o mais recente!!), e estou certa que não se importará que as partilhe agora aqui.


É que hoje apeteceu-me deixar aqui uma homenagem, em jeito de gratidão, a todos os que animam e dão brilho e cor à existência de todos os demais, assim tão simplesmente, apenas SENDO e expressando a sua mais pura, autêntica e generosa natureza, num acto de entrega e de dádiva constante!...


A todos os que acreditam…ou melhor…que sabem, sem qualquer margem para dúvida, com uma sabedoria que vem do mais íntimo do seu “Ser”, que para além das ilusões daquilo que nos é dado ver, ouvir e presenciar na dita “realidade concreta”, às vezes “crua e dura” do dia-a-dia, existe um outro Mundo!!...bem aqui, tão pertinho… ao alcance de todos os que se atrevam ou aventurem a nele querer participar!!...


Tenho a felicidade de “ter” muitas destas “criaturas” na minha vida!!...

Para "elas" aqui fica a minha gratidão!!... (Sofia Silva; Março, 2013)

_________________________________________________


Não sei bem porquê… hoje, que até nem estou muito para risos nem sorrisos, lembrei-me deste texto do meu “baú de antiguidades”, que escrevi e publiquei em 2013 num blog que tinha na altura… E senti-me inspirada a expressar algo mais a partir dele…


Já aqui tenho partilhado muitas vezes que muito do meu percurso como SER aqui e agora encarnado num corpo humano, tem sido, de uma forma muito intensa, consciente e intencional, dedicado ao meu auto-conhecimento, cura interior, crescimento e evolução pessoal… é um processo sem fim, simultaneamente tortuoso e maravilhoso!.... uma dança constante na espiral da vida, onde a morte e o renascimento, os fins e os (re)começos, a contração e a expansão, o silêncio e a expressão… se alternam e sucedem de forma sábia e inteligente, assim saibamos nós também sabiamente “navegar” pelos mesmos…


Ao longo do tempo, foi ficando cada vez mais claro para mim, não só pelos meus próprios processos de tomada de consciência e de transformação interior, mas também pelo que ia observando e sentindo nas pessoas com quem trabalhei enquanto terapeuta e nas pessoas em geral, no meu próprio núcleo de relações, que grande parte do “trabalho” que “necessitamos” de fazer (quem assim o entender, é claro!) é curar as feridas da nossa criança interior, que nos estão a impedir de viver a Vida que desejamos e merecemos, de forma madura, saudável, consciente e responsável!....


 E sim, com AMOR e ALEGRIA!!!... Porque essa é a nossa ESSÊNCIA, do SER, da ALMA que SOMOS!!... Tudo o resto é “distração”, é “pretexto”, é “cenário” para que nos possamos ir “relembrando” do que somos; e “re-membrando” (do inglês “remember”)… ou seja, trazendo de novo à UNIÃO, todas as partes, fragmentos e estilhaços do nosso SER que, pelas mais variadas razões, fomos deixando por aí, perdidos, esquecidos, abandonados, rejeitados, maltratados e mal amados… por nós próprios, principalmente!!...


A verdadeira jornada, a mais importante que “todos” precisamos de fazer (quem deseja evoluir, obviamente, e não apenas estar na vida a “ver passar os comboios”) é, sem dúvida alguma, esse caminho para dentro, ao encontro da nossa ESSÊNCIA, aquela que se apresenta nua, crua, despida e despojada das “merdas”, devaneios, expectativas e ilusões de um ego entorpecido e programado que nos leva a passar uma vida inteira (se não estivermos atentos e despertos!!) a repetir mecanicamente os padrões disfuncionais que estão no nosso “disco duro” que armazena todos os registos da nossa história, da nossa ancestralidade e de todas as formatações a que fomos sujeitos e nas quais acreditamos como sendo a nossa identidade!!....


E assim podemos passar uma vida vivendo no “piloto automático”, reagindo a partir das feridas que nunca soubemos curar, porque também nunca soubemos ou não quisemos olhar… com olhos de ver!!.... nem sentir, com todos os poros do nosso ser!...


Porque, sim, implica ter a coragem de “ir ao fundo”, de atravessar os escombros, de caminhar por entre estilhaços e terrenos incertos e lamacentos…; ter a capacidade e a coragem de “olhar-nos ao espelho” olhos nos olhos (muitas vezes através dos outros que nos aparecem providencialmente!!)…; ter a coragem e a capacidade de nos permitirmos SEntiR tudo o que está a ser pedido para ser sentido e expressado… em vez de fugir, negar, disfarçar, ou optar por responsabilizar o outro…; em vez de desistir ou amuar à primeira adversidade ou contrariedade, tal como a criança a quem se retirou ou não se deu o brinquedo que ela tanto queria!...


Hoje estou consciente de todo um caminho que já fui percorrendo, e ainda que a minha vida, exteriormente, possa não estar no ponto que eu desejaria (o que às vezes, confesso, me deixa com algum sentimento de tristeza, frustração e inquietação)… quero, DE CORAÇÃO, e no máximo da minha VULNERABILIDADE, honrar, celebrar, agradecer e acarinhar com muito Amor e Gratidão, o SER que existe em mim, o SER que EU SOU e que não me deixa esquecer, nem mesmo quando a dor aperta, mais uma e outra vez, de cuidar do que verdadeiramente importa!....


Por muito que possa custar… agradeço todas as oportunidades que a Vida me traz para ver algo mais, para ir ainda mais além, para me libertar de mais uma e outra camada de ilusão ou programação… e assim, mais e mais abrir espaço para poder dar voz e brilho a essa criança que em mim já não quer viver pela dor e pelas feridas do passado, mas sim pelo Amor e Alegria que sempre foi e será na sua essência!...



E agora, se me permites, carinhosamente dirijo-me também a Ti, Ser Adulto, aí desse lado:


Como lidas tu com as tuas frustrações?!...; com algo que te apanha desprevenido ou te desilude?!...; com o que te toca em algum ponto que ainda te faz doer?!....


Até onde vai a tua resiliência?!...; A tua vontade ou capacidade de ir além da superfície e da dor imediata?!...


Como te posicionas perante o outro quando algo na interação te desagrada ou te magoa?... Optas por ficar com as tuas conclusões, aquelas que tiraste a partir da tua própria leitura e dos teus “filtros”; fechas-te e amuas como a criança magoada a quem tiraram o brinquedo, entregando ao outro (que até então respeitavas e acarinhavas) o silêncio hostil e o desconforto da “adivinhação” do que te vai na alma?....;


Ou como o adulto que ÉS, e honrando esse respeito e esse carinho que dizias ter pelo SER à tua frente, ou ao teu lado, optas por te abrires ao diálogo, com toda a coragem, vulnerabilidade e humildade de expressar o que sentes e o que pensas, e ao mesmo tempo te dispores a escutar o outro que, tal como tu, também sente e pensa algo?!...


O desfecho final pode até ser o mesmo, mas se verdadeiramente queremos aproveitar cada situação e cada convite que a vida nos faz nesse sentido, para crescermos e irmos mais além das nossas feridas e padrões disfuncionais, faz toda a diferença o modo como escolhemos lidar com as situações e com os seres que a Vida nos traz!....


E é assim que passo a passo, podemos ir libertando toda essa velha bagagem de tudo o que não nos serve mais!... Só assim o “novo” poderá entrar!...


….E às vezes está tão perto!!...


… estás dispost@ a ver?!....



Eu aqui, ainda que com tropeços, avanços e recuos, continuarei firme na minha caminhada de D´AR-TE (ME) À LUZ!....


Um Abraço e até já!

Com carinho, respeito e gratidão!!


💚🙏🌻💎🍀


Sofia Silva






 

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page