top of page

Toxinas Alimentares ou Elementares?!… Elementar, “meu caro”!... 😉


Quando te nutres a ti mesm@ com o Amor e as respostas que tanto tens desejado e buscado fora de ti, aí sim, estás pront@ para Amar o mundo e receber de volta todo esse Amor!..."


“Foi descoberta” a fonte das toxinas mais prejudiciais ao Ser Humano!...e, posso já adiantar sem pudores… são de proveniência animal! De 4 ou 2 patas?!… Lá chegaremos!...


Muito se tem falado de hormonas, herbicidas, pesticidas, agroquímicos, agrotóxicos, organismos geneticamente modificados, bactérias, vírus, germes, corantes, conservantes, estabilizantes… e rios de tinta já se escreveram a respeito dos efeitos e malefícios para a saúde humana de toda esta panóplia de supostos “ingredientes” alimentares com nomes mais ou menos requintados e difíceis de pronunciar sem enrolar ou tropeçar na língua!.


Contrariamente ao que acontecia noutros tempos, quando estávamos mais ligados à terra e tínhamos menos acesso a tanta informação, agora, com muita frequência, muitos de nós ocupam-se e (pré)-ocupam-se com a suposta qualidade, pureza e proveniência dos alimentos que ingerimos.


Eu considero ser uma atitude sensata, nos dias que correm, tendo em conta tudo o que já vamos sabendo acerca das condições e “tratamentos” a que são submetidos os alimentos (ou "pseudo-alimentos") que nos chegam à mesa, em todas as etapas do seu ciclo de existência, da produção ou cultivo, à conservação, preparação, distribuição e comercialização; quer se tratem de umas simples “folhinhas verdes”, quer estejamos a falar de criaturas com pernas (ou patas, melhor dizendo), penas ou escamas.


Parece, então, dizia, sensato, algum cuidado e atenção relativamente “aquilo” com que escolhemos nutrir o nosso corpo. No entanto, muitas vezes, a fronteira entre essa sensatez ou consciência mínima e “saudável” e o exagero, poderá ser ténue, transformando-se no tal exagero, obsessão, ou num “ismo” qualquer – fanatismo, extremismo ou radicalismo! E assim ficamos nós prisioneiros de 1 entre 1001 existentes teorias, perspetivas, estilos ou padrões de dieta… (ou de vida, em geral!).


Com muita facilidade podemos, então, ficar mergulhados num mar de ideias, conceitos e preocupações a respeito daquilo a que genericamente chamei de “toxinas alimentares”… e procuramos fazer as escolhas que, achamos nós, mais e melhor nos vão resguardar desses tão temíveis inimigos!...


Mas, surge agora a questão:


De que adianta tanta preocupação e cuidado com as ditas “toxinas alimentares”, se depois descurarmos por completo aquelas que batizei por “toxinas elementares”?!… São elementares porque são básicas, vêm de dentro… criadas, produzidas e geradas no nosso próprio interior, por nós próprios!... pelos nossos pensamentos e emoções.


Sim, da mesma forma que os alimentos físicos servem para nutrir o nosso corpo, sendo transformados em energia, também os nossos pensamentos, sentimentos e emoções se expressam como formas energéticas com as quais nos nutrimos; e essas podem ser ainda mais “tóxicas” do que as que provêm dos alimentos físicos, especialmente se são contínuas e persistentes no nosso modo de estar …


Assim sendo, o facto de comer os alimentos mais puros e frescos do planeta, com ou sem "patas", não é, por si só, garantia de “salvação” ou “elevação”. E assim funciona, também na alimentação, o mesmo princípio que se aplica a qualquer outra área da vida humana e que aqui, no D´AR-TE À LUZ tanto tenho procurado expressar:


Se, de facto, almejamos a uma vida plena, saudável e equilibrada em todas as áreas e a todos os níveis (físico, mental, emocional)…; se, de facto, confiarmos que existe em nós o potencial para vivermos uma vida grandiosa, sem que tenhamos que nos andar a "arrastar" com o peso da nossa própria bagagem que tanto insistimos em "carregar às costas", mesmo quando já estamos todos "curvados"... a principal mudança ou transformação que necessita acontecer é interior… dentro de nós próprios; porque é de lá que vêm também as principais ameaças. Estão nos nossos conceitos e preconceitos, modelos e paradigmas, ideias e teorias (incluindo esta, porventura!!), pensamentos e fantasias, medos e expectativas, sentimentos e emoções… São os “monstros” que precisamos “conhecer” e enfrentar…


De pouco serve procurar a “salvação” ou o “remédio milagroso” num qualquer fator exterior, se obstinadamente insistirmos em descurar a “fonte”, “raiz” ou “origem” que é sempre, inevitavelmente, interior.


A mudança exterior, não apenas no que respeita à alimentação, mas ao nosso estilo de vida em geral, a todos os níveis, será sempre uma consequência natural e harmoniosa do “ajuste” interior. Não mais será a teoria A, B ou C a orientar os nossos comportamentos e escolhas, mas sim a sabedoria natural e intuitiva que vibra em cada célula do nosso corpo, ansiosa por se fazer ouvir e nos poder orientar como sendo o nosso mais maravilhoso e fidedigno GPS ou bússola interior!...


Ah, sim!...respondendo à questão inicial desta mensagem: o “bicho” em questão era mesmo o “bicho Humano”!...


Se, de alguma forma, esta reflexão que aqui partilho faz sentido para ti e te motiva a olhares com curiosidade e abertura para como tens "gerido" a tua vida e o teu Ser, ainda que por uns instantes, convido-te a fazeres o teu próprio "check-up" ao modo como te tens vindo a "nutrir" (ou desnutrir) interiormente. Deixo-te alguns tópicos que podem ajudar:



“(...) da mesma forma que os alimentos físicos servem para nutrir o nosso corpo, sendo transformados em energia, também os nossos pensamentos, sentimentos e emoções se expressam como formas energéticas com as quais nos nutrimos; e essas podem ser ainda mais “tóxicas” do que as que provêm dos alimentos físicos, especialmente se são contínuas e persistentes no nosso modo de estar ....”

Parabéns por estares dispost@ a te acolheres e a te dares a ti própri@ todo o cuidado, a atenção e o amor que tu mereces e que, já sabes, tem mesmo que começar em ti!! De ti para ti! E não, isso não é egoísmo, é o maior ato de amor que podes ter por ti mesm@ e pelos outros também! Ninguém pode dar aquilo que não tem!


Quando te nutres a ti mesm@ com o Amor e as respostas que tanto tens desejado e buscado fora de ti, aí sim, estás pront@ para Amar o mundo e receber de volta todo esse Amor!


Este é o tempo! Permite-te SER tudo o que vieste aqui para SER!!...


E assim poderás, tranquilamente:

D`AR-TE À LUZ!...

Um Abraço e até já! 😉 🥰 💛






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page