top of page

Alguém viu por aí a minha Missão?!...

Essa energia que emana de ti apenas quando te permites "SER o que ÉS" tem o poder de contagiar tudo à tua volta, num raio e numa extensão bem maiores do que possas imaginar ou conceber com a tua mente racional!... Tem o poder de abarcar e abraçar o Universo inteiro!...



Hoje senti-me inspirada a escrever este artigo porque tenho encontrado muitas pessoas em busca de uma resposta para esta questão: "Afinal, qual é a minha missão?"; "Qual é o meu propósito?"; "Quais são os meus dons, aquele meu toque ou jeitinho especial com que, supostamente, como dizem, todos nascemos?!"...


Eu própria vivi durante muito tempo com este questionamento que, em alguns momentos, se tornava até quase uma angústia ou uma obsessão!... Ainda hoje, devo confessar que, realmente, é talvez uma das minhas maiores motivações de vida sentir e saber que o que estou a fazer enquanto por aqui ando neste maravilhoso planeta é, de facto, o que está mais alinhado com a minha "assinatura pessoal"! No entanto, ao longo do caminho fui desmistificando alguns conceitos que tinha relativamente a "isto" da missão! Partilho, então, agora algumas dessas minhas reflexões. Se alguma coisa fizer sentido para alguém aí e puder ser útil de alguma forma, ótimo, fico feliz e grata por saber que este meu ato de me abrir e me expor para partilhar teve alguma utilidade, nem que tenha sido para uma só pessoa! Já terá cumprido um propósito (missão)! Se, eventualmente, nada disto que estou aqui a "rabiscar" fizer sentido para alguém, na verdade, também pouco importa!... fico feliz e grata na mesma!... porque o propósito (missão) também terá sido cumprido!


"Como assim?" - podem vocês perguntar - "Então afinal o propósito que te moveu a escrever não era o de partilhar para poder ser útil a alguém?"....; "Sim, era!" - respondo eu!... E acreditem que é um propósito que me deixa mesmo muito feliz... mas, antes de mais nada, o que me levou a escrever foi um apelo interior para "realizar" algo que me motiva e me preenche, independentemente do "resultado" que vai ter "lá fora"! Esse propósito, por si só, é muito grandioso!... Por outras palavras, o primeiro e principal propósito foi esse impulso interior que senti ao começar a "ouvir" as frases e as ideias pular na minha cabeça mal acabei de acordar, bem cedo, de madrugada, assim, "vindas do nada"!...


E esse impulso foi, antes de mais, um apelo do meu SER para se expressar, neste caso através da escrita, que é algo que muito me apraz! Então, esse propósito ficou cumprido assim que me sentei para deixar a caneta "falar por mim" (e falou bem rápido, por sinal!... às vezes tive que "correr" para a acompanhar!...) 😊 e, no final, quando dei por encerrada a tarefa, o sentimento foi de plenitude, gratidão e preenchimento apenas pela experiência em si! Foi realmente o sentimento de "missão cumprida"!...


Independentemente do texto vir a ser útil para alguém ou não (e acredito que vá ser!), já foi "útil" para mim! Preencheu-me a alma! Permitiu-me dar vazão e expressão ao apelo criativo que senti dentro de mim e que tenho aprendido mais e mais a não conter, a não calar, a não deixar para depois, porque essa energia criativa que nos impele bem cá dentro a expressar algo é isso mesmo - uma energia, uma "força criadora" que precisa de circular, precisa de ser expressa ou libertada, precisa de ser "posta em movimento"... porque, se assim não for, corre o risco de ficar bloqueada, estagnada, retida, presa, amordaçada e tóxica dentro de nós, o que, naturalmente, em nada nos vai beneficiar!... muito pelo contrário!


A energia da criação/criatividade é como uma água límpida e cristalina que precisa de fluir livremente, constantemente, para que assim se possa sempre manter límpida e cristalina e possa sair "por aí" nutrindo, refrescando e despertando as pequenas sementinhas que venha a encontrar nos seus caminhos!... Quando isso não acontece, quando essa energia criativa, essa água límpida e cristalina não circula, quando eu coloco uma pedra travando o seu livre curso, como qualquer água parada, vai acabar por ficar estagnada, "choca" e poluída!... vai perder completamente a sua vitalidade e "cristalinidade" originais!!.... (o que é, aliás, a razão de muitos desajustes no nosso sistema interno que se podem acabar por manifestar em nós na forma de doenças ou desequilíbrios físicos, mentais e/ou emocionais... mas, enfim, deixarei essa questão para um outro artigo, se assim for inspirada a fazer, para não me desviar agora do que me trouxe aqui - a missão!).


Onde é que eu estou a querer chegar, então, com esta "história"?.... Pois bem, vamos lá!.... Este exemplo que eu dei parece-me ilustrar bem o que é. muitas vezes, essa "saga" da busca pela missão! Habitualmente, quando temos essa questão ou inquietação dentro de nós tendemos a pensar na missão como algo que supostamente "devemos" fazer no mundo para sermos úteis, para servirmos em maior escala ao coletivo, para deixarmos, de alguma forma, a "nossa" marca! E é, eu diria, uma motivação muito digna e muito nobre! Mas às vezes também nos pode "pregar algumas rasteiras", porque o que vejo acontecer com muitas pessoas, tal como aconteceu comigo, é ficarem tão enredadas nessa busca da tal (grandiosa!) missão que, muitas vezes, estão a deixar passar ao lado aquela que acredito ser, muito possivelmente, (e cada vez mais!), a mais importante e absolutamente necessária missão de cada um de nós, que é tão somente e apenas viver plenamente e intensamente no momento presente!


Estar atento, desperto, consciente e presente para tudo aquilo que se nos apresenta na vida em cada momento, em cada "aqui-e-agora"! Atualmente, repito, talvez essa seja mesmo a "missão" mais importante que possamos ter! Permitirmo-nos sair do modo de piloto automático com o qual habitualmente nos movemos pela vida, com todas as limitações que isso acarreta, para tomarmos verdadeira consciência de nós mesmos! Talvez ajude, por exemplo, procurarmos responder a questões como as seguintes:


"Neste exato momento em que me encontro na minha vida, como me estou a sentir?... com que tipo de emoções, pensamentos e ações me estou a nutrir?... o que estou a alimentar dentro de mim? - cenários de drama, tristeza, medo, arrependimento ou mágoa pelo passado, preocupação com o futuro, raiva, falta de esperança e de sentido?...; ou tenho procurado cultivar e nutrir dentro de mim contentamento, paz interior, harmonia, esperança, fé e otimismo, confiança em mim e na vida, alegria e gratidão?"...


"Neste exato momento da minha vida, como estou a ocupar o meu precioso tempo?... fazendo coisas que me preenchem e acrescentam algo? que me fazem sentir viv@, motivad@ e inspirad@ e me alimentam a alma?...; ou tenho passado o meu tempo fazendo o que os outros esperam de mim? fazendo "coisas" que eu até podia gostar antes mas que já não me preenchem mais?... "coisas" que me esgotam ou drenam completamente a minha energia, as minhas forças e a minha criatividade e alegria de viver?; Tenho vivido com esforço e sacrifício ou com fluidez e leveza?; Tenho vivido só para os outros, ao ponto de me esgotar, ou procuro cuidar de mim, antes de mais nada?... (E não, isso não é egoísmo!!).


Eu, pessoalmente, fui aprendendo que no cumprimento desta incrível e às vezes, por si só, já tão desafiante missão diária, que é estar o mais possível presente, consciente e desperta, eu já estava a cumprir e a viver a minha missão! E quanto mais transformo isso numa prática consistente e determinada; quanto mais me vou alinhando comigo mesma, cuidando das minhas emoções e pensamentos, lidando com o que está presente na minha vida a cada momento, vivendo no "aqui-e-agora", "curando" o que precisar de ser "curado"... mais e mais me vou aproximando e alinhando com essa minha "assinatura pessoal", a minha "assinatura de alma" que eu associo ao conceito de missão!


Enquanto me deixei angustiar ou "pré-ocupar" com a busca da missão, vivia com os olhos muito mais voltados para fora do que para dentro, e vivia muito mais projetando-me, (com angústia, inquietação, dúvidas, e expectativas de ter uma resposta), num futuro que parecia nunca chegar e, como tal, o resultado era ainda mais angústia, inquietação, dúvidas, frustração e às vezes até desânimo, desmotivação e descrença total!...


Quando, em vez disso, resolvi "pôr os pés no chão", enraizar-me e ancorar-me no momento presente e no meu próprio corpo físico, e passei a olhar mais para dentro do que para fora, foi quando, efetivamente, comecei a aproximar-me mais e mais da tal suposta "missão"! Foi quando parei de a procurar insistentemente que a comecei a encontrar, ou melhor, que comecei a permitir que ela "viesse até mim"!...


Por isso hoje, basicamente, considero que a nossa maior e mais grandiosa missão é "voltarmos ao Lar" do qual temos estado tão afastados e do qual tão mal temos cuidado!... deixado ao abandono até, tantas vezes!... que é, como quem diz, voltarmos a nós próprios! Sim, Tu És o teu "Lar" principal! Tu És o teu próprio "Templo Sagrado"! Volta a "Casa"! Volta a Ti! Recorda quem És de verdade! (Re)conecta-te com a tua Essência, com a tua Alma!... Com essa tua "assinatura pessoal", única e intransmissível! Com a tua Luz própria! Com esse teu brilho tão característico e precioso!... e tão necessário neste momento, para fazer crescer o brilho maior do coletivo ao qual estamos intimamente ligados, tenhamos consciência ou não.


Assim, estarás a cumprir essa tão grandiosa "missão"!... E é no cumprimento dessa missão (que começa "de Ti para Ti"!) que, eventualmente, naturalmente vais ver despertar do teu interior essa "outra missão" que tanto tens buscado! É através desse (re)encontro contigo mesm@, com a tua verdadeira essência como esse Ser Humano Divino que És, que os teus dons, talentos, inspirações e motivações de alma mais profundas e genuínas podem verdadeiramente desabrochar e florescer!... É através desse regresso ao (teu) "Lar" que vais poder mais e mais despertar e/ou (re)lembrar como usar e confiar no teu GPS interior, no teu coração, na voz da tua alma, na tua intuição!... que é "quem" verdadeiramente te pode conduzir de forma mais certeira pelos caminhos e opções que estão mais em sintonia contigo!


Quando passas a conduzir a tua vida guiad@ pela voz da tua intuição, do teu SER, e já não mais pelas vozes e ruídos de terceiros e do mundo externo e nem, tão pouco, pelas histórias que durante muito tempo contaste a ti próprio acerca de quem "eras" e nas quais acreditaste cegamente permitindo que elas te "cegassem"!... então, sim, estás a abrir espaço e caminho para que as sincronicidades da vida (a que costumamos chamar coincidências), se vão desdobrando e revelando "magicamente" à tua frente, mostrando-te os passos a seguir! Já não estás mais a viver na "busca", no "esforço", no "remar contra a corrente", no modo de alerta ou sobrevivência, no medo, reclamação, vitimização ou queixume... e passas a viver na leveza e fluidez, na confiança, na entrega e recetividade, na harmonia interior, na gratidão pela tua realidade presente, na aceitação e compreensão do "cenário maior" que te envolve e te orienta... Estás em alinhamento com a vida e as suas leis; com a natureza e os seus ciclos!... Então, sim, muito naturalmente, transformas-te num farol que o que faz é, apenas com a sua presença, iluminar e orientar!...


Talvez valha a pena, então, dizeres a ti mesm@:

"Pára de procurar a missão!... Encontra-Te!... E permite que "ela" te encontre!..."


A tua missão não precisa de ser algo como "salvar a humanidade", os ursos polares ou os lobos em extinção, proteger as minorias ou hastear uma "bandeira" a favor disto ou contra aquilo... a tua missão pode ser simplesmente viveres em alegria e, com a tua alegria, te tornares uma fonte de inspiração e de "contágio" para outros!... Pode ser, "simplesmente" seres uma mãe ou um pai, ou um educador dedicad@ e amoros@, atento e consciente da responsabilidade que é educar esses seres tão preciosos e especiais que são as nossas crianças, os pilares das gerações futuras que não queremos que continuem a viver presas nos ciclos de dor e de ignorância em que temos vivido!... Que grandiosa missão essa!... Pode ser cuidar da Terra, cuidar da Natureza e das suas criaturas, se isso é algo que te apaixona e te faz vibrar!... Pode ser cozinhar, dançar, cantar, criar tecnologia, pintar paredes, etc, etc, etc....


Em suma, a tua missão pode ser simplesmente viveres o que sentes ser a "tua Verdade"! Viveres, Seres e vibrares essa energia de verdadeiro contentamento, harmonia e paz interior, amor, plenitude e gratidão!... Parece-te coisa pouca?!... Não, não é!... Essa energia que emana de ti apenas quando te permites "SER o que ÉS" tem o poder de contagiar tudo à tua volta, num raio e numa extensão bem maiores do que possas imaginar ou conceber com a tua mente racional! Tem o poder de abarcar e abraçar o Universo inteiro!... Que Grandiosa Missão!... e apenas te é pedido que vivas a tua Verdade! Que vivas e sejas fiel ao que te faz vibrar e ser feliz!...


É o momento de nos focarmos mais no "SER" do que no "FAZER"! Então, da próxima vez que deres por ti a questionar: "o que é que eu tenho que fazer para cumprir a minha missão?", muda o foco para "o que é que eu preciso de SER e de vibrar para cumprir o meu propósito?"... Quando viveres a partir do SER tudo aquilo que venhas a FAZER será, por si só, uma missão!...

Quando estava a terminar de escrever este texto, não pude deixar de recordar um "velho sábio" que muito admiro, um homem visionário que viveu muito à frente do seu tempo e cuja ideologia e modo de SER e de viver estão agora talvez mais atuais do que nunca. Falo de Agostinho da Silva que terá dito uma ocasião, quando numa entrevista lhe perguntaram:

"E a liberdade para o Professor o que é?

É a liberdade de se ser plenamente aquilo que se é. Outro dia, um amigo que estava numa terra do interior e que me perguntava o que devia fazer lá, porque estava numas certas condições de disponibilidade, sabe o que é que eu lhe mandei dizer? Mandei-lhe dizer: faça o favor de ser o que é e de se tornar contagioso. Exatamente isso. Cada pessoa, o dever que tem na vida é ser plenamente aquilo que é e tornar-se contagioso, no sentido não de converter os outros àquilo que ele é, mas de os outros serem exatamente aquilo que são eles próprios!” (Diálogos com Agostinho da Silva. O Império acabou. E agora?. Antónia de Sousa. 2003, Editorial Notícias).


Quando passas a conduzir a tua vida guiad@ pela voz da tua intuição, do teu SER, e já não mais pelas vozes e ruídos de terceiros e do mundo externo e nem, tão pouco, pelas histórias que durante muito tempo contaste a ti próprio acerca de quem "eras" e nas quais acreditaste cegamente permitindo que elas te "cegassem"!... então, sim, estás a abrir espaço e caminho para que as sincronicidades da vida (a que costumamos chamar coincidências), se vão desdobrando e revelando "magicamente" à tua frente, mostrando-te os passos a seguir!"

Nota Final:

Bom, como o texto já ia longo, acrescento aqui umas últimas palavrinhas em jeito de nota final. Quero reafirmar que tudo o que aqui partilhei foi sem qualquer tipo de pretensão ou superioridade! Foi, como sempre, uma partilha de coração, fruto das minhas próprias vivências, experiências, inspirações e reflexões! Na verdade, eu mesma precisei de percorrer "vários caminhos" e experimentar "várias coisas" até "perceber" ou me sintonizar mais claramente com o rumo que queria dar à minha vida, aquele que sentia estar mais em alinhamento com essa minha "suposta missão". Eu mesma me deixei dominar vezes sem conta com a questão da busca da missão e com a angústia, às vezes obsessiva e rígida, de saber se estava no caminho "certo" ou "errado"... e hoje sei que coloquei nisso muito peso e muita tensão que teriam sido desnecessárias mas, tudo bem, foi o modo como "escolhi" aprender!... Hoje vivo com mais leveza e mais desprendimento sabendo que, na verdade, em última instância, não há caminhos "certos" nem "errados", apenas opções e experiências, cada uma com as suas respetivas aprendizagens e consequências! Essa ideia da missão, a meu ver, não deve tornar-se algo estanque e definitivo ao ponto de assumir esse caráter de rigidez ou de obrigatoriedade de algo!... A qualquer momento podemos mudar de rumo, acertar ou corrigir a trajetória, fechar um ciclo e iniciar outro! Pode ser tudo muito mais solto, livre e leve! Não estás obrigad@ a cumprir nenhum contrato vitalício e irrevogável. Podes redefinir as tuas escolhas as vezes que quiseres ou desejares à medida que a tua consciência se vai expandindo e a vida te vai apresentando novas paletas de cores e opções! Tens essa liberdade! Vive-a! Desfruta dela! Eleva o alcance do teu voo e da tua visão! Tu tens a capacidade de te tornares o "Co-criador" da tua própria vida, da tua própria história! Não fiques à espera que "alguém" te venha segredar ao ouvido qual é a tua "missão", o teu caminho! Torna-te aquilo que já És!... o Mestre ou Guru de ti mesm@, e escolhe com que cores queres pintar a tua vida!...


E assim, mais uma vez... "Dá-te à Luz!!"... 😉 💚 🥰

Até já!!...


Sofia Silva





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page