top of page

Dá-te à Luz!... (Parte 2)

Atualizado: 26 de jul. de 2022

... Quando finalmente te dispões a isso, então sim, embarcas nessa incrível e maravilhosa jornada de auto-descoberta e metamorfose pessoal que te leva ao renascimento total... e quem te "pariu" foste tu própri@!...

Olá!! Este artigo é uma continuação do anterior, através do qual apresentei um pouco de mim e da "alma" deste projeto! Faço-o com a intenção de partilhar contigo um pouco mais acerca do nome que lhe "escolhi" dar. Porquê "D`AR-TE À LUZ!..."?


Regra geral, quando vamos "dissecar" mentalmente e por palavras algo que simplesmente "É o que É!" e vale por si só, sem necessidade de ser explicado ou entendido racionalmente, corremos o risco de perder muito do seu verdadeiro sentido e de ficarmos muito aquém do mesmo nessas nossas tentativas de explicação ou entendimento! Há coisas que simplesmente são para serem sentidas e vividas e não explicadas ou compreendidas pela nossa tão brilhante mente...que às vezes ainda nos mente, por sinal!... Mas, enfim, mesmo sabendo isso, ainda assim, hoje eu vou "dissecar" um pouco do sentido por trás do nome do projeto. No meu sentir ele é uma espécie de "3 em 1", isto é remete-me para, pelo menos, 3 significados associados.


● O primeiro e mais imediato tem a ver com a forma como vejo e como sinto o que considero ser o verdadeiro auto-conhecimento, e disso já falei no artigo anterior. Conheceres-te de verdade é, efetivamente, te abrires a uma jornada de "gestação interior" que te vai permitir , passo a passo, etapa por etapa, tal como numa gestação física de um embrião, passares por uma autêntica metamorfose que começa no aconchego e proteção do teu "embrião-casulo" e culmina no ato de verdadeiramente "te dares à luz" a ti própri@!


O verdadeiro auto-conhecimento é muito mais do que saberes o que queres da vida e o que é que verdadeiramente te move e te inspira (o que já é uma grande conquista, devo dizer, porque muitas vezes nem isso conseguimos definir claramente dentro de nós e, sem darmos conta, vagueamos pela vida ao sabor das circunstâncias e das vontades, expectativas e/ou opiniões ou visões de outras pessoas. E assim vivemos "uma vida que não é nossa", desempenhando os papéis que a sociedade ou os outros esperam de nós, ou vivendo as "histórias" que contamos a nós próprios e às quais nos agarramos "com unhas e dentes"...; E assim nos vamos contentando e conformando com as nossas “vidinhas do mais ou menos!!..."; as nossas "vidinhas do vai-se andando!...; do ”nunca pior!..." ou do ”podia ser pior!..."; "isto já é de família!...”; ”é o meu karma ou o meu destino!”; "está-me nos genes!....”, etc, etc, etc....


Também passei por aí! Também já vivi assim! Também já fui tudo o que os outros esperavam de mim e que eu própria me convenci que era o meu verdadeiro SER; também já me contentei e conformei com as migalhas da existência e em viver perdida e, às vezes atolada até, nos escombros de todas as minhas sombras e lugares mais sombrios, simplesmente porque, apesar de tudo, era mais confortável ficar lá do que assumir a coragem de olhar de frente todos esses "fantasmas" de estimação. Também já vivi prisioneira dos medos, dúvidas, inseguranças, baixa auto-estima e falta de amor-próprio. Também já me entreguei à vitimização. Também sucumbi vezes sem conta à tentação da velha zona de conforto, mesmo quando de confortável não tinha nem o nome!... bem, pelo contrário!...


Mas o Ser Humano, em geral, é assim mesmo. A mudança é algo que, consciente ou inconscientemente, em maior ou menor grau, tende a nos assustar, precisamente porque nos desafia a sair do que nos é conhecido e familiar - não fossemos nós criaturas de hábitos! Mas o fluxo da Vida é isso mesmo.... foi "feito" para fluir, e é sempre no sentido da evolução, do alcance de novos e mais elevados patamares, mesmo quando assim não parece! Isso não é uma escolha nossa! São as "regras" da Existência! São as "leis" do Universo, onde tudo se expande a cada momento! São os ciclos da Natureza que tem tanto para nos ensinar se tivermos "olhos para ver"!


Os tempos que vivemos atualmente, com cenários de grandes mudanças e imprevisibilidade, são um bom exemplo disso mesmo. Estamos todos a ser confrontados com a necessidade de repensar muitas coisas que até aqui dávamos como verdades certas e inquestionáveis! Muitos estão perdidos ou baralhados neste processo porque, de facto, o turbilhão mental e emocional pode ser bem grande neste momento! A vida está-nos a convidar, ou até a forçar, a olhar para nós (individual e coletivamente) de uma outra forma! Nunca como agora foi tão importante "irmos para dentro", lembrarmos quem somos de verdade e encontrar as respostas dentro de nós!!...


Quando finalmente te dispões a isso, então sim, embarcas nessa incrível e maravilhosa jornada de auto-descoberta e metamorfose pessoal que te leva ao renascimento total... e quem te "pariu" foste tu própri@!... Essa é, sem dúvida, a primeira grande "conquista" desta viagem do auto-conhecimento!


● Passando agora ao segundo significado por trás do "D`AR-TE À LUZ!...", começo por dizer que, para que esse processo de gestação e metamorfose interior possa realmente "dar frutos", chega um ponto na tua jornada em que o desconforto da tua zona de conforto, do teu casulo onde vives "enclausurad@", supera todo e qualquer medo ou resistência à mudança... é quando decides dar um "BASTA!"... "Não quero mais isto para mim!"; "Quero viver uma versão melhor e mais verdadeira de mim própri@!"; "Quero descobrir quem Eu Sou de verdade e viver isso inteiramente!"

Então, para mim, simbolicamente, esse ato ou decisão de finalmente se estar dispost@ a sair de todas as zonas de conforto e abdicar de todas as resistências ao fluxo da vida e de toda a necessidade de ter tudo "sob (um falso) controlo"... é, no fundo, o ato de te "entregares à Luz!", ou seja abrires-te a níveis mais elevados de consciência e de conexão com a tua Alma, a tua essência!... E essa luz que te vais permitir receber e acender dentro de ti é o que te vai, então, permitir ver com "olhos de ver" todas essas partes sombrias e escuras que até então tanto tentavas esconder ou abafar!


● E, finalmente, o terceiro simbolismo por trás do "D`AR-TE À LUZ!..." tem a ver com a palavra "ARTE", que aqui aparece em jeito de "jogo de palavras". Efetivamente, para mim, todo este processo é verdadeira e sublime ARTE!


Eu sou suspeita porque eu não consigo deixar de ver um lado ou aspeto artístico em quase tudo o que de mais puro me rodeia, ao ponto de um infantil e tão delicioso encantamento que agora não mais abafo dentro de mim. Vejo-o principalmente na Natureza e nas suas criaturas e criações...ou seja, na Vida em si!.... no próprio corpo humano que tanto temos maltratado e rejeitado!...


Fazer Arte é Criar! E criar é gerar, é ser fértil, é nutrir com empenho, amor e dedicação a obra que pretendes criar, seja lá em que área de expressão for!.... Na verdade, considero que todos somos artistas! Ainda que não tenhamos interesse, talento ou vocação para pintar, desenhar, esculpir, escrever, dançar, representar, jardinar, etc, etc.... somos Artistas da Vida!...


O "artista" é alguém que "escolhe" o que quer criar... ou talvez seja mais correto dizer, é alguém que deixa emergir de dentro de si essa força criativa, essa potente energia criadora que apenas deseja expressar-se e mostrar-se como É!.... "nua e crua", sem filtros, rótulos ou teorias! Para isso o "artista" precisa de se permitir deixar fluir essa "voz interior" que se manifesta na forma de força criadora....; precisa de parar de calar ou conter os "gritos silenciosos" que sente ter dentro de si e, finalmente, "dar-lhes voz"!....; precisa de se permitir sair da sombra onde se tem escondido por medo ou insegurança, e brilhar pelo que É!.... Deixar germinar todas as sementes que vivem dentro de si, o que só pode acontecer quando o "artista" está disposto a nutri-las com o fertilizante adequado: o Perdão (de si mesmo), a Aceitação, a Alegria, o Amor e a Gratidão!


Essa é a Arte! Isso é o "D`AR-TE À LUZ!..."


O artigo já vai longo, mas acredito que ainda estás aí e, antes de "ir embora" quero lançar-te, um desafio: pergunta a ti mesm@: "Como tenho vivido a minha vida?"; "Estou, de facto, a vivê-la como esse artista que Eu Sou?... ou estou simplesmente a viver ao sabor das marés, distante dos meus sonhos e ideais, do meu verdadeiro propósito?"; "Estou a viver a Vida a preto e branco, ou estou a permitir-me encher o meu coração e a minha Vida de toda a paleta de cores que a Existência tem para me oferecer?!..."


Está na altura de tomarmos consciência desta preciosa Obra de Arte, desta maravilha da Criação, que nós somos!... E assumirmos plenamente o nosso papel de "Artistas" ou "Artesãos" de nós próprios!... Percebermos que temos essa escolha!... A escolha de continuarmos como "vítimas indefesas" de "uma vida que não é a nossa", ou de ativarmos em nós essa capacidade de nos criarmos e recriarmos constantemente....; de nos esculpirmos, lapidarmos, polirmos para depois, então, nos colorirmos e ornamentarmos com as mais belas cores e contornos que a paleta da Vida coloca à nossa disposição a cada instante, a cada inspiração e expiração!...


Só tu podes fazer isso por Ti! Só tu podes decidir e escolher como te queres colorir!... se com as cores da Alegria, do Amor (que começa com o amor-próprio!!), da Gratidão.... ou com as cores do medo, da tristeza, da vitimização, da reclamação e do queixume, da dúvida, da doença, da escassez, etc, etc, etc...


Isso é "D`AR-TE À LUZ!..."


Se viver é uma Arte, a própria Vida é a tela onde vais projetar a tua obra, a obra que queres manifestar, ou seja, a obra que queres tirar de dentro de ti para a tornar material, tangível, palpável! E isto não é apenas uma metáfora!...


Efetivamente, a vida que tu vives sempre é a vida que tu própri@ constróis e alimentas dentro de ti, quer tenhas consciência disso ou não! O que tu vês fora é um reflexo, um espelho do que És por dentro, da energia que emanas constantemente através dos teus pensamentos e das tuas emoções e ações! Não há mistério nisso! É ciência, pura e dura!...


Tu escolhes como queres colorir a tela da tua vida!... De que cor vais querer, então, pintar o teu coração?!...


E agora sim, para encerrar, deixo-te aqui uma sugestão simbólica: pega numa tela ou numa folha de papel em branco, olha para ela imaginando ser a "tela da tua vida" e pergunta-te: "Como é que eu gostaria de preencher a tela da minha vida daqui em diante?"; "O que é que eu estou pront@ para libertar ou deixar ir porque já não mais serve a minha felicidade e o meu bem-estar neste momento?"


E... "Dá-Te à Luz!"... com muita Cor!!...


Se quiseres, partilha aí nos comentários, o que escolhes para Ti agora!.... Terei todo o gosto em "ler-te"!


Até já!



"Está na altura de tomarmos consciência desta preciosa Obra de Arte, desta maravilha da Criação, que nós somos!... E assumirmos plenamente o nosso papel de "Artistas" ou "Artesãos" de nós próprios!... Percebermos que temos essa escolha!... A escolha de continuarmos como "vítimas indefesas" de "uma vida que não é a nossa", ou de ativarmos em nós essa capacidade de nos criarmos e recriarmos constantemente....”

Sofia Silva





33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page